Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Relatório do Crea alerta para risco de nova tragédia em morros de Niterói

Recomendação é de que contenção seja feita imediatamente.
Ainda é possível ver clarões nos morros do município.

Do RJTV

Uma vistoria do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) em áreas atingidas pela chuva em Niterói, na Região Metropolitana, revela que é grande o risco de novas tragédias, caso volte a chover na região.

O documento será encaminhado na próxima semana às autoridades. As marcas da chuva ainda podem ser vistas no município.

Não é difícil encontrar clareiras nos morros de Niterói. São 130 pontos de possíveis deslizamentos. Depois de 45 dias da tragédia, ainda há muita terra acumulada sobre as calçadas.

Aluguel-social é pouco
No Morro do Estado, no Centro do município, a limpeza começou nesta semana. Já a região mais atingida, o Morro do Bumba, está isolada por tapumes para o trabalho das máquinas. No Fonseca, muitos moradores do Morro 340 voltaram para casa mesmo com o risco de novos deslizamentos.

Para Patrícia de Souza do Nascimento, dona de casa, o aluguel-social de R$ 400 reais não foi suficiente para mantê-la longe da área que desabou.

Todos esses problemas foram apontados num relatório do Crea, que fez uma vistoria a pedido de uma comissão da Assembleia Legislativa do Rio. O documento alerta que existem áreas do município com grande risco.

Recomendação: contenção de encostas
“Esse relatório será fundamental para que a prefeitura tome providências com a urgência que se faz necessária, porque já se passaram 45 dias, e a população está ainda muito desamparada”, afirmou o deputado Rodrigo Neves (PT).

As recomendações do Crea são claras e cobram providências como a limpeza das áreas, poda de árvores em encostas e plantação de grama em locais devastados, para dar mais firmeza ao solo. Uma última recomendação é o início imediato de obras de contenção nos locais de deslizamento com risco iminente.

“Diante do quadro que nós encontramos, se houver uma chuva semelhante a que houve, certamente nós teremos catástrofes ainda piores. É preciso iniciar as obras”, afirmou o presidente do Crea, Agostinho Guerreiro.

A prefeitura de Niterói informou que já faz acompanhamento nas áreas de risco, e que as obras de drenagem e contenção no Morro do Céu serão feitas pelo governo do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário