
Os vereadores de Niterói se reúnem, hoje, no fim da tarde, na Câmara Municipal para oficializar a composição das 13 Comissões Permanentes da Casa. O presidente da Mesa Diretora, Paulo Bagueira (PPS) adiantou os nomes que comporão a presidência de cada uma delas. Foram verificadas oito mudanças em relação à composição anterior.
"A composição foi feita de forma coletiva, após algumas discussões", disse o presidente da Câmara. "Só será oficializado amanhã (hoje), mas já está tudo muito bem encaminhado, pois foi tudo conversado com antecedência", declarou.
A nova configuração apresenta diversas alterações em relação à legislatura anterior – contrariando, inclusive, a expectativa de que os vereadores reeleitos permaneceriam na presidência das comissões em que já estavam à frente. Apesar disso, houve a manutenção de alguns parlamentares no comando de comissões importantes.
É o caso dos dois vereadores eleitos pelo PRP. Carlos Macedo, presidente municipal do partido, permanecerá presidindo a Comissão de Finanças e Orçamento, Defesa do Consumidor e Direitos do Contribuinte; enquanto Rodrigo Farah, a Comissão de Constituição e Justiça. Estas são duas das maiores comissões da Câmara, admitindo cinco membros cada. Além delas, apenas a Comissão de Urbanismo e Meio Ambiente admite tal número de membros. Nesta última, Milton Carlos Lopes, o Cal (PP) assumirá o lugar de Paulo Bagueira (PPS) na presidência.
Outros parlamentares que permanecerão à frente de suas atuais comissões serão, André Diniz (PT), na de Educação e Cultura; Renatinho (PSOL), na de Direitos Humanos, da Criança, do Adolescente, do Idoso, da Mulher e do Portador de Deficiência; e Roberto Jales, o Beto da Pipa (PMDB), na de Transportes, Obras e Serviços Públicos.
Alterações – O vereador Felipe Peixoto (PDT), deixou a Comissão de Segurança Pública sob o comando de seu colega de partido Renato Cariello, que é formado pela Polícia Militar, e ocupará a de Saúde e Desenvolvimento Social - que até então era ocupada por Waldeck Carneiro (PT). O líder do Governo na Câmara, Luiz Carlos Gallo de Freitas (PDT), assumirá a presidência da Comissão de Esporte, Turismo e Lazer, substituindo o ex-vereador Betinho (PDT), atual presidente da Niterói Terminais Rodoviários (Niter).
O estreante João Gustavo (PMDB) ficará na presidência da Comissão de Redação Final, ocupando o lugar do ex-vereador Fernando de Oliveira Rodrigues. José Augusto Vicente (PPS) assume a Comissão de Administração, Estatística e Servidores Públicos.
O vereador petista Waldeck Carneiro presidirá a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Formação Profissional. Ele afirmou, entretanto, que este não é o único espaço no qual pretende atuar.
"Não importa apenas a presidência, mas também as outras comissões nas quais também vou trabalhar como membro", declarou.
Edgar Folly (PDT) ficará com a presidência da Comissão de Fiscalização das Fundações Municipais, Autarquias e Empresas Públicas.
Os cinco membros da mesa diretora – Paulo Bagueira, Carlos Magaldi (PP), Vitor Junior (PT), Emanuel Rocha (PDT) e Sergio Fernandes (PDT) – não podem presidir comissões. Apesar disto, podem participar delas como membros. Desta forma, cada um dos 13 parlamentares restantes fica encarregado por apenas uma comissão.
Muito Bom Esse Acompanhamento, Estava Esperando Isso.( Parabéns Pela Postagem ) .
ResponderExcluir